O primeiro e mais importante sistema de grupo sanguíneo existente no organismo é o ABO e a segunda a identificação do fator Rh. Cerca de 85% das pessoas possuem o fator Rh nas hemácias, sendo por isso chamados de Rh+ (Rh positivos). Os 15% restantes que não o possuem são chamados de Rh- (Rh negativos)3. É importante conhecer o tipo sanguíneo em relação ao sistema Rh, pois isso evita reações de incompatibilidade numa transfusão de sangue.
Além do sistema ABO, o mais conhecido com 8 tipos sanguíneos: A+, B+, AB+, O+, A-, B-, AB-, O- , há tipos de sangues raros como o Bombay – considerado falso O – ; e o “sangue dourado” que tem RH Nulo (não conta com nenhum tipo de antígeno).
Se você ainda não conhece seu tipo sanguíneo, não se preocupe, hospitais e centros hematológicos fazem testes antes da doação. É importante saber, no entanto, quem doa para quem, principalmente para evitar incompatibilidades, que podem inclusive levar à morte.
No sistema ABO, há dois tipos de sangue especiais: o O-, que é doador universal, ou seja, doa para todos os tipos do grupo; e o AB+, o receptor universal, que recebe todos os tipos de sangue desse sistema sanguíneo, sejam fator positivo ou não. Anote as combinações:
A+ > doa para A+ e AB+
A- > doa para A+, AB+, A-, AB-
B+ >; doa para B+ e AB+
B- > doa para B+, AB+, B-, AB-
O+ >; doa para O+, A+, B+, AB+
O- > doa para O+, A+, B+, AB+, A-, B-, AB-, O-
AB+ > doa para AB+
AB- > doa para AB+ e AB-
Quem recebe de quem
A+ > recebe doação de A+, A-, O+ e O-
A – > recebe doação de A- e O-
B+ > recebe doação de B+, B-, O+ e O-
B- >; recebe doação de B- e O-
AB+ > recebe doação de A+, B+, O+, AB+, A-, B-, O- e AB-
AB- > recebe doação de A-, B-, O- e AB-
O+ >; recebe doação de O+ e O-
O- > recebe doação de O-
Doe sangue!